A tecnologia está em transição sem precedentes na área de TI das empresas, grandes processos tecnológicos como: automação, praticidade com cloud computing, inteligência artificial voltado aos negócios, entre outras tendências que virão ao longo dos próximos anos
Com isso, a tecnologia proporciona uma maior flexibilidade para as atividades rotineiras, trazendo mais agilidade e descentralização dos processos. A informação é gerida em tempo real, à medida que as decisões são tomadas e os processos executados. Transferindo o tempo para outras atividades voltadas ao planejamento e estratégias de negócio.
As exigências de todas as esferas do Governo e de outros órgãos não param de sofrer alterações. Para sobreviver nessa dinâmica, líderes têm se apoiado em soluções de tecnologia, assegurando compliance, controle das rotinas e agilidade na gestão do negócio, com ótima relação custo-benefício no médio e longo prazo.
Para ganhar eficiência, os gestores tributários, empresários e contadores devem ficar atentos às tendências para a área fiscal. Como a tecnologia é o molde para os próximos anos e está intrinsecamente ligada aos processos da empresa, trouxemos as principais tendências para o futuro. Veja quais:
Automação dos processos
Essa iniciativa reflete na diminuição de erros e no aumento da produtividade, além de evitar inconformidades diante dos órgãos do governo. Outra vantagem está na liberação de membros da equipe interna para assumir atividades mais consultivas e estratégicas.
Software de gestão fiscal
Tem como principal benefício acelerar e facilitar as entregas das mudanças tributárias. A partir do monitoramento da legislação, as soluções de gestão fiscal identificam as alterações e trabalham assertivamente para disponibilizá-las para os líderes em tempo hábil.
As empresas que não usam esse tipo de software tendem a encontrar mais dificuldade para identificar as mudanças, disseminar o conhecimento dentro das equipes e colocar em prática as alterações. Sem falar no tempo despendido para o acompanhamento das alterações fiscais e de seus impactos.
Computação na nuvem
Em um cenário desafiador e em constante mudança, como o das regulamentações fiscais, a cloud computing é uma importante solução para as empresas que precisam ganhar em agilidade, escalabilidade e no rápido atendimento às exigências dos órgãos governamentais. Sem contar que a nuvem é o ambiente perfeito para promover a integração entre soluções, automação e controles.
Modernização tributária e governos digitais
Como todos os outros setores, os governos podem encontrar algumas ferramentas poderosas entre as tecnologias digitais atuais para melhorar a satisfação do cliente, ou melhor, do contribuinte.
Embora tenham sido mais lentos em adotar do que outros setores, o Fisco também está incorporando tendências tecnológicas a fim de melhorar seus sistemas defasados e digitalizar seus processos.
Com isso, há uma facilitação para as empresas, que podem automatizar uma série de atividades, como a entrega de obrigações acessórias.
Por outro lado, com o governo incorporando as tendências tecnológicas, aumenta também seu poder de fiscalização. Em suma, isso significa que as empresas necessitam ser muito mais precisas na execução de seus processos, para não gerar inconsistências.
Desse modo, as empresas que permanecem abertas a novas tecnologias e processos, e que trabalham para integrar seus sistemas com as plataformas do Fisco, estão melhor equipadas para lidar com as demandas e os desafios de um sistema em evolução.
Sistema ERP
Os sistemas ERP também não são nenhuma novidade. No entanto, essas poderosas ferramentas de gestão, por muito tempo, permaneceram como privilégio das empresas de grande porte, devido ao seu custo.
Isso mudou com o surgimento e popularização do conceito de software como serviço (SaaS, na sigla em inglês). Isso significa que o ERP passa a ser uma aplicação web, gerenciada pelo provedor de serviço.
Dessa forma, o custo para o uso da aplicação reduz drasticamente, uma vez que as empresas não precisam se preocupar em fornecer infraestrutura local, comprar licenças, pagar por atualizações e muito mais.
Esse novo modelo tornou essas ferramentas acessíveis a empresas de todos os tamanhos e tem permitido uma melhoria significativa nos processos da área fiscal.
Ao integrar processos como emissão e entrada de nota fiscal em um único sistema, a apuração de impostos torna-se muito mais rápida e precisa.
Além disso, é possível automatizar diversos processos, facilitando o cumprimento de todas as obrigações fiscais.
Inteligência artificial
A tecnologia trouxe também uma nova forma de reduzir os custos dentro do orçamento das empresas, a AI (Inteligência artificial) e o Machine Learning, que são tecnologias capazes de aprender e tomar as decisões conforme as tarefas são executadas. As empresas mudam a maneira de como olhar para seus orçamentos através da distribuição dos processos e dos ganhos que ela proporciona para a empresa.
Essas são algumas das próximas tendências que serão adotadas em todas as empresas nos próximos anos e existem muitas outras promessas que ainda estão sendo planejada para o uso dentro do setor, como por exemplo, o VR (realidade virtual), e inegavelmente quem não se adaptar a essas mudanças estará preso e fadado ao fracasso. Nós do Motor Fiscal já utilizamos vários processos para facilitar a vida de nossos clientes, inclusive em nossas soluções fiscais, já alcançamos grandes resultados em nossos clientes, com diversos cases de sucesso.
E a área fiscal da sua empresa, possui alguma dessas tecnologias? Fale com o Motor Fiscal e entenda como podemos apoiar a sua empresa na gestão tributária.