Uma das características mais marcantes dos dias atuais é a falta de tempo para realizarmos tudo aquilo que precisamos. Seja no trabalho ou na vida pessoal, sempre faltam muitas horas no dia para dar conta de tudo, não é? Por isso, é preciso encontrar formas de aumentar a produtividade e fazer com que o dia renda cada vez mais. Neste cenário, dicas para otimizar o tempo no trabalho são sempre bem-vindas, ainda mais se for para melhorar o seu processo no cenário tributário.
O Brasil é um dos países que mais gasta tempo, dinheiro, recursos para que as suas empresas estejam em compliance com o fisco. E o pagamento do imposto é só uma parte disso. Antes do pagamento você precisa ter uma gama de informações e um monitoramento dessas informações diário, para que as coisas aconteçam de forma correta.
São duas normas publicadas por hora uma federação, 27 estados, mais 5.500 municípios. Você sabe o trabalho que dá para manter isso atualizado? Você sabe quanto sua equipe gasta de tempo para poder acompanhar toda essa mudanças. Você sabe o risco que você corre, se você não manter isso atualizado?
A rotina de empresas com grandes fluxos de movimento fiscal, exigem rapidez, facilidade e suporte rápido para emitir seus documentos fiscais.
Mas como facilitar a gestão de documentos fiscais na sua organização?
A resposta para isso é simples: utilize um software de gestão fiscal.
As razões para se contratar um software de gestão fiscal vão desde a legislação cada dia mais rígida e complexa, clientes cada vez mais exigentes e a responsabilidade de lidar com recursos financeiros de terceiros.
Esses são alguns dos principais desafios enfrentados por contadores e outros profissionais da área fiscal, que precisam se desdobrar, diariamente, para dar conta das diversas atribuições inerentes à função com o menor custo e no menor tempo possível — a já conhecida história do “fazer mais com menos”. A boa notícia é que para cumprir essa missão, o profissional pode contar, cada vez mais, com uma importante aliada: a tecnologia.
Durante muito tempo, ferramentas tecnológicas capazes de otimizar o trabalho exigiam um alto investimento por parte do contratante e, por isso, faziam parte apenas da realidade de grandes empresas. Apesar de esse ainda ser o pensamento de muitos gestores, que preferem resistir à tecnologia e insistir na realização manual de algumas tarefas, o mercado tem provado que hoje a história é outra e que os benefícios garantidos por sistemas, softwares e aplicativos compensam — e MUITO! — o investimento, que pode ser, muitas vezes, mais baixo do que os gestores imaginam.
Benefícios
A prestação de contas ao Fisco torna-se uma tarefa cada vez mais desafiadora para as empresas, já que o Sistema Tributário Nacional é composto atualmente por dezenas de tributos em diversas esferas e conta com uma legislação complexa e sobreposta — estudo elaborado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) revelou que o país possuía, em 2013, impressionantes 309.147 normas tributárias em vigor, o que equivalia, na época, a 6,5% de todo o conjunto legislativo do Brasil. Contratar um software de gestão tributária com eficiência fiscal é uma excelente alternativa para minimizar incorreções e auxiliar na tomada de decisões capazes de fortalecer os negócios da empresa.
Otimização de processos
Embora ainda seja comum o uso de planilhas em Excel para gerenciamento das atividades e das finanças de uma empresa, a automatização dos processos é capaz de garantir mais agilidade e segurança aos procedimentos realizados — a grosso modo, os seres humanos são mais lentos e mais passíveis a erros do que os computadores. Com os processos otimizados, as organizações, sejam de maior ou menor porte, podem conquistar circunstâncias bastante almejadas no mundo corporativo: alta produtividade e excelência nos resultados.
Na área fiscal, especificamente, a otimização de processos garantida por ferramentas tecnológicas pode atingir níveis ainda mais altos. Para cumprir a legislação que rege o setor, empresas são obrigadas a prestar, com periodicidade definida, uma série de informações às autoridades fazendárias e o esquecimento de um simples dígito, por exemplo, pode imputar uma série de punições às instituições. Como o risco é alto, as práticas capazes de prevenir esse e outros tipos de erro precisam ser intensificadas e é exatamente aí que a tecnologia e as ferramentas de automação entram em cena.
Otimize com o Motor Fiscal
O Motor Fiscal é capaz de realizar as tarefas que competem ao setor fiscal de maneira rápida e eficiente, além de fornecer informações precisas sobre a realidade tributária das instituições atendidas. Com ferramentas precisas, temos certeza, por exemplo, que todas as notas fiscais eletrônicas emitidas para os clientes serão escrituradas, o que proporciona a redução. O Motor Fiscal pontuou também que existe uma forma para gerar, de forma automática, arquivos XML das NF-e, eliminando a necessidade de lançar nota por nota e, assim, otimizando o trabalho.
Sem dúvida, O Motor Fiscal faz toda diferença para sua empresa, pois com as constantes alterações na legislação, é fundamental ter um suporte para pesquisas, principalmente para o setor fiscal das empresas e contadores, que realizam um trabalho para o qual a segurança das informações é imprescindível.