A robotização de processos é uma das principais tendências em termos de inovações tecnológicas. Mas você sabe como ela pode auxiliar o seu negócio? Muitas vezes estereotipada como robôs físicos trabalhando, essa tecnologia acaba sendo ignorada no mercado.
A realidade é que ela, quando usada de forma correta, oferece diversos benefícios para qualquer empresa. Isso porque ela garante praticidade na resolução de problemas do cotidiano e otimiza a operação da organização.
Neste post, apresentamos as principais informações sobre a robotização de processos, mostrando a real definição da prática e como ela pode ser útil para o seu negócio. Continue a leitura e entenda!
Afinal, o que é a RPA?
A robotização de processos — ou Robotic Process Automation (RPA), em inglês — pode ser entendida como aplicações tecnológicas que automatizam atividades humanas. Isso ocorre por meio de captura, interpretação e processamento de dados.
Nesse sentido, a RPA tem como objetivo otimizar processos, aumentando sua eficiência. Quando usada por empresas substitui o trabalho humano resultando em ganho de produtividade e qualidade para o negócio.
A robotização de processos não está apenas relacionada ao conceito de um robô, que consiste num dispositivo eletromecânico programado para realizar atividades de forma autônoma.
Na realidade, ela pode ser utilizada nesses objetos, mas, em teoria, ela se refere à programação de softwares e sistemas automatizados.
A evolução robótica já passou por cinco ondas. A primeira e segunda automatizam funções repetitivas, processam dados não estruturados simples e identificam imagens. Nelas, as soluções de RPA são criadas com base em regras.
Entre a terceira e quinta geração, a robotização passa a realizar funções avançadas de análise de dados, utilizando algoritmos de previsão e interação humana, como reconhecimento de voz e imagens e aprendizado cognitivo.
Por que ela vem se tornando tão popular?
Com a popularização da transformação digital e o aumento da importância de investir em tecnologia para diferenciar negócios no mercado, a RPA se mostra como uma oportunidade para que as empresas otimizem seus processos e gerem vantagem competitiva.
Muitas organizações já utilizam sistemas robotizados baseados em regras, por ser algo com mais tempo no mercado e exigir menos investimento. Entretanto, dada a evolução do mercado e o surgimento de tecnologias mais avançadas, a tendência é que as plataformas cognitivas e aplicações mais bem-desenvolvidas fiquem mais acessíveis.
Além disso, a robotização de processos pode ser integrada a outras tendências do mercado, como a Internet das Coisas (IoT), viabilizando a criação de objetos físicos que coletam dados, interpretam e tomam decisões de forma totalmente autônoma.
Nesse sentido, a RPA está no centro das mudanças tecnológicas, oferecendo diversas possibilidades para as empresas que decidem investir em seu desenvolvimento.
Quais resultados podem ser alcançados com a robotização de processos?
A robotização de processos promove uma série de benefícios para o negócio. A seguir, falamos melhor dos principais. Confira!.
Agilidade na execução de tarefas
Um software de RPA pode realizar tarefas humanas em questão de segundos. Assim, a empresa garante agilidade e alta produtividade para suas funções, sem perder qualidade nos resultados.
As práticas podem ser repetitivas, como a produção de documentos ou inclusão de informações em sistemas, ou até mesmo avançadas, como o atendimento digital, que pode ser feito por chatbots com tecnologia RPA.
Economia com recursos humanos
Além de funcionarem de forma mais rápida e eficiente, os robôs não precisam parar para descansar ou ter horário fixo de trabalho. Bem como não apresentam limitações para o número de atividades feitas ou atuação em fins de semana. Assim, seu custo de manutenção é muito menor que o de um funcionário.
Além disso, em casos de plataformas com funções cognitivas, que usam o machine learning, a curva de aprendizado da aplicação é rápida. Assim, o tempo levado para gerar retorno financeiro para a empresa é menor, tornando a solução ainda mais rentável.
Melhor aproveitamento da mão de obra qualificada
Outro benefício da robotização de processos é que os profissionais qualificados da empresa não precisam mais realizar atividades repetitivas e que não representam tanto valor para o negócio. Esses colaboradores podem dedicar-se a questões estratégicas.
Além disso, ambientes automatizados tendem a ser mais atrativos para talentos do mercado, uma vez que eles permitem o desenvolvimento de atividades mais interessantes e desafiadoras para os colaboradores, o que aumenta a taxa de retenção interna do negócio.
Redução de falhas humanas
Por fim, o uso da RPA diminui o número de falhas humanas nos processos da empresa, bem como todos os custos associados a elas. Isso porque essas aplicações apresentam alto nível de precisão e funcionam com base em regras e sistemas de análise extremamente eficientes.
Além disso, humanos tendem a errar, principalmente em atividades repetitivas, uma vez que podem ficar cansados de sempre realizar a mesma coisa ou distrair-se com algo mais interessante.
Como conciliar a robotização de processos com as práticas da empresa?
A adoção da RPA deve ser feita de forma estratégica considerando os objetivos do negócio, bem como suas práticas e seus processos. A seguir, apresentamos um passo a passo para isso. Veja!
Entenda os processos da sua empresa
O primeiro passo para adotar a RPA é entender quais processos e práticas podem ser otimizados com uma aplicação de automação. Para isso, é necessário realizar um mapeamento detalhado da operação, compreendendo informações, como etapas de atividades e recursos necessários para sua realização.
Identifique quais podem ser robotizados e a ordem de prioridade
Depois de realizar o mapeamento, é necessário identificar quais atividades podem ser automatizadas, ou seja, aquelas que são repetitivas e não dependem de um ser humano para serem feitas com eficiência.
O ideal é criar um ranking por ordem de prioridade de automação considerando quais processos representam melhor ganho quando passarem a ser feitos por uma solução de RPA. Assim, o investimento realmente valerá a pena.
Encontre uma empresa parceira
A robotização de um processo deve ser feita de forma personalizada. Assim, é importante encontrar um fornecedor de qualidade para desenvolver essa solução. Ou até mesmo adaptar um modelo pronto de software para suas necessidades.
A não ser que sua empresa trabalhe com desenvolvimento tecnológico, encontrar um parceiro apresenta mais benefícios. Entre eles, a possibilidade de otimizar o tempo de implementação, bem como aumentar a eficiência desse processo.
O Motor Fiscal é uma empresa onde desenvolvemos soluções completas de RPA para as mais diversas necessidades de sua empresa.
Todo o trabalho é realizado por profissionais experientes e especializados. Com isso, os clientes têm acesso às principais práticas e tendências do mercado, adaptadas para atender aos seus objetivos de negócio.
Fica evidente que a robotização de processos é uma prática importante para o futuro do mercado. Assim, empresas que desejam manter-se competitivas devem atualizar-se e começar a investir em soluções que otimizem sua atuação.
Agora que você já conhece os benefícios da RPA, acredita que é o momento de adotar essa tendência? Então, entre em contato conosco e comece seu projeto!