Motor Fiscal
  • Artigos do Blog
  • Site Motor Fiscal
  • Contato
Integração • Nota Fiscal • Robotização

Inteligência artificial para o departamento fiscal e tributário

3 anos atrás
por Fernando Ribeiro
948 Visualizações
Escrito por Fernando Ribeiro

Muito se fala sobre as inovações trazidas pelas novas tecnologias, mas como a Inteligência artificial para o departamento fiscal e tributário pode ser aplicada na prática? O departamento fiscal e tributário possui a fama de ser burocrático e antiquado – o que cria uma resistência para a reestruturação de processos e exploração das ferramentas digitais.

Entretanto, os gestores precisam compreender que os benefícios gerados pela Inteligência Artificial para o mercado tributário são um grande diferencial para a organização. Por que continuar apostando em métodos de trabalho manuais quando existem várias alternativas que proporcionam a automação? Apesar do impacto inicial das mudanças, esse é um passo fundamental para se manter atualizado.

Você quer entender melhor qual é a importância da Inteligência Artificial para o departamento fiscal e tributário? Então acompanhe ao longo deste artigo.

O que é inteligência artificial?

Quando falamos sobre Inteligência Artificial, é muito comum fazermos a associação com robôs humanoides capazes de agir como humanos. Mas a sua aplicação na prática pode passar muito longe disso. A Inteligência Artificial é uma tecnologia que já faz parte de nossas vidas – mesmo que você talvez nunca tenha reparado.

Você já foi comprar um livro através da internet e recebeu recomendações personalizadas de acordo com os seus gostos de leitura? Ou então usou o sistema de reconhecimento de voz do seu smartphone? Esses são bons exemplos de como a Inteligência Artificial pode ser aplicada no dia a dia.

A Inteligência Artificial é um ramo da ciência da computação que tem o objetivo de elaborar dispositivos que simulam a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas. Ou seja, são softwares que possuem uma inteligência própria – ampliando as suas funcionalidades em relação a um software limitado às rotinas programadas.

Assim como um software consegue prever os seus hábitos de compras e recomendar produtos personalizados, também é possível explorar essa predição nas atividades internas de uma empresa. Dentro do departamento fiscal, isso pode ser visto através do cálculo automático de impostos ou pagamento dos tributos.

A evolução da inteligência artificial e as gerações de robôs

Hoje em dia já podemos ter acesso a diversas aplicações da Inteligência Artificial em nossas vidas: jogos, programas para computador, compras online, aplicativos de segurança, reconhecimento de voz, programas de diagnósticos médicos, entre várias outras. Trata-se de uma tecnologia que está em evolução constante.

Para compreender melhor essa evolução, é possível fazer uma classificação em 5 gerações de robôs:

  1. Automação de funções repetitivas e operacionais
  2. Processamento de dados não estruturados – como leitura de PDFs e códigos de barra
  3. Funções avançadas de análise e algoritmos de previsão
  4. Funções complexas de análise avançada de dados para encontrar as melhores decisões em situações difíceis
  5. Utilização de algoritmos de inteligência cognitiva e interações humanas – como ligações telefônicas

Entenda mais sobre as gerações de robôs e a robotização de processos.

Benefícios da inteligência artificial para o departamento fiscal e tributário

A popularização da Inteligência Artificial para o mercado tributário não aconteceu apenas por uma questão de atualização. A verdade é que existem muitos benefícios que podem ser explorados pelo departamento fiscal e tributário. E qual é o gestor que não busca ganhos de qualidade e redução de custos operacionais, não é?

Veja a seguir os principais benefícios da Inteligência Artificial para esses departamentos:

Processos mais eficientes e eficazes

As rotinas de um departamento fiscal são bastante complexas e exigem a realização de muitas tarefas diariamente, certo? A exploração de plataformas com Inteligência Artificial contribui para tornar os processos mais eficientes e eficazes – tornando todo o fluxo de trabalho mais claro e gerando qualidade.

Imagine que você possa usar uma ferramenta que busca por atualizações pertinentes na legislação tributária de forma automática. A partir disso, você poupa um tempo precioso buscando por essas informações e garante que as atividades desenvolvidas no setor fiscal estejam sempre de acordo com a lei.

Evitar falhas humanas

Infelizmente, as falhas humanas não são incomuns dentro do departamento fiscal e tributário. Seja por um descuido no momento da digitação ou por um erro de cálculo, as consequências dessas falhas podem ser muito prejudiciais – causando o recolhimento de tributos com valores equivocados ou entregando demonstrações que não representam a situação real da empresa.

A Inteligência Artificial para o departamento fiscal e tributário proporciona ferramentas que contribuem para reduzir drasticamente a ocorrência dessas falhas humanas. Com a automação de vários processos manuais e repetitivos, o papel da equipe fiscal passa a ter um viés mais estratégico.

Redução de Custos

A redução de custos no departamento fiscal é um objetivo muito buscado pelos gestores, não é? O uso de ferramentas digitais com Inteligência Artificial permite que isso seja colocado em prática de diversas formas: diminuição da necessidade do trabalho humano, redução de falhas que poderiam gerar prejuízos e aumento da produtividade.

Você já conhecia a importância da Inteligência Artificial para o mercado tributário? O Motor Fiscal tem uma ferramenta digital que explora essa tecnologia para solucionar a emissão e controle de documentos fiscais, além claro, de automatizar o processo de pagamento de tributos. Quer conhecer mais? Entre em contato!

XML da Nota fiscal: o que é, vantagens e como gerar
Qual o impacto da LGPD nos documentos fiscais eletrônicos?

Você também deve gostar de

nfe e nfse
Nota Fiscal

NF-e vs. NFS-e: Entenda as Diferenças e Quando Usar...

98 Visualizações
integração governo motor fiscal
Integração

Integração com Sites do Governo: Como Simplificar...

139 Visualizações
XML DA NOTA FISCAL - MOTOR FISCAL
Nota Fiscal

Análise do XML da Nota Fiscal Eletrônica:...

286 Visualizações
Empresas Contabeis Automacao - Compila
Robotização

Empresas de Contabilidade automatizadas aumentam a...

192 Visualizações
Robotização

A Importância da Automatização no Setor...

362 Visualizações
Integração • Nota Fiscal • Robotização

Escrituração Fiscal veja a importância dela

1,194 Visualizações

Sobre o autor

Fernando Ribeiro

Ver todos os posts


Categorias

  • Cases1
  • Hiperautomação1
  • Integração54
  • Legislação2
  • Nota Fiscal66
  • Robotização37
  • Sem categoria25
  • Setores1

Artigos Populares

  • Como Efetuar o Download do XML de NFE no Site da...
    3,732 Visualizações
  • XML da Nota fiscal: o que é, vantagens e como gerar
    2,772 Visualizações
  • Notas Fiscais de Serviços Tomados
    Notas Fiscais de Serviços tomados: como consultar e...
    2,049 Visualizações
  • MDE: para que serve a manifestação do destinatário
    1,773 Visualizações
  • API NFe: o que é e como integrar
    1,632 Visualizações
  • Escrituração Fiscal veja a importância dela
    1,194 Visualizações
  • Como automatizar Nota Fiscal de Serviços Tomados
    1,018 Visualizações

Siga-nos

  • facebook
  • linkedin
  • instagram

Sobre o Motor Fiscal

Plataforma que trabalha de forma integrada a diversas Prefeituras e a Sefaz, trazendo as informações desses órgãos direto para o ERP da sua empresa. Saiba mais em nosso site!

Artigos recentes

  • NF-e vs. NFS-e: Entenda as Diferenças e Quando Usar Cada Uma 24 de outubro de 2024
  • Desafios e Soluções na Conciliação Financeira 7 de outubro de 2024
  • Integração com Sites do Governo: Como Simplificar Processos Burocráticos 30 de setembro de 2024
  • Análise do XML da Nota Fiscal Eletrônica: Informações Cruciais para a Tomada de Decisão 16 de agosto de 2024

Tags

AutomaçãoContabil automação de processos bpm Compila Soluções Contabilidade departamento fiscal Eficiência fiscal fluig hiperautoamação importador protheus importador xml legislação motor fiscal nfe nfse ProcessosAutomatizados protheus rpa sefaz tecnologia totvs xml

2020 © Todos os direitos reservados. Agência MKS

  • Artigos do Blog
  • Site Motor Fiscal
  • Contato