Empresas de sucesso sempre possuem uma alta eficiência operacional. Se a operação é bem estruturada, a gestão segue esse caminho em paralelo, permitindo que os administradores possam visualizar a organização de maneira completa, entendendo como cada ação particular realizada impacta no todo. Porém, manter a eficácia da operação e, consequentemente, a produtividade e a competitividade em tempos de crise não é uma tarefa simples.
Muitos gestores, por desconhecimento ou receio do uso da tecnologia aplicada à automação de processos – que é cada vez maior, acabam por não atingir os objetivos estratégicos da empresa. Por isso, a operação apresenta falhas, o que, consequentemente, ocasiona prejuízos dos mais diversos. Para que os gestores garantam alta produtividade e reduzam o tempo de execução de tarefas e processos, é imprescindível investir em automação, sobretudo nas áreas fiscal e tributária, que impactam diretamente a fonte de operação de um negócio: o financeiro.
A automação fiscal pode te ajudar com a emissão de guias ICMS-ST e DIFAL da sua empresa?
Uma das atividades repetitivas e manuais mais comum nos departamentos fiscais é a geração de guias para o pagamentos dos impostos. Dois tipos de guias que possuem um alto volume de emissão são as de ICMS Substituição Tributária (ICMS-ST) e ICMS Diferencial de Alíquota (DIFAL), devido ao alto volume de compras feitas pelas empresas de comércio.
Esse processo pode ser executado por meio de automação e abaixo você irá conhecer os principais benefícios de automação fiscal para a emissão de guias ICMS-ST e DIFAL.
Simplificação de processos
Simplificar é agilizar. E no caso de serviços burocráticos, como os serviços fiscais, a rapidez nas atividades proporciona um ganho valiosíssimo de tempo. Com a automação fiscal é possível não só agilizar os processos burocráticos, mas também integrar setores e dados de diferentes áreas, favorecendo a apuração e organização de documentos.
Ganho de tempo
A otimização de tempo é um benefício imediato com a automação. Em poucos comandos, é possível registrar, enviar, conferir e armazenar as informações fiscais.
O sistema utilizado permite ainda a fácil identificação de documentos, o que também proporciona ganho de tempo para os profissionais da área quando precisarem fazer consultas.
Além disso, o armazenamento seguro evita dores de cabeça com possíveis extravios ou danificação de documentos.
Diminuição de falhas
É muito comum que alguns documentos e processos precisam ser refeitos devido aos erros manuais no preenchimento. Mas com a automação, o manuseio humano deixa de ser necessário, permitindo uma redução importantíssima de falhas e retrabalhos.
A precisão e organização alcançados pela máquina contribui para processos mais seguros, garantindo maior satisfação aos gestores e despreocupando os colaboradores, que poderão se dedicar às atividades que são estrategicamente importantes.
Gestão à distância
Com a inteligência da automação, a gestão pode ser feita remotamente. Isso porque o sistema precisa apenas da internet para atuar, permitindo o manuseio por outros computadores e aplicativos que estejam fora do escritório.
Essa adaptação é fundamental, já que a atuação de equipes remotas é cada vez mais comum e tende a crescer. Mas essa gestão não significa insegurança: os acessos são hierarquizados e somente podem ser feitos por pessoas previamente autorizadas, reduzindo assim o risco de invasões.
Com a gestão remota, os profissionais podem resolver possíveis problemas ou encontrar os documentos mais rapidamente, não importa onde estejam.
Redução de custos
A automação permite que custos com atividades burocráticas sejam reduzidos – seja pela atuação das máquinas ou por evitar possíveis erros manuais nos documentos.
Mas não se trata apenas da redução de custos, já que é possível até mesmo ter ganho financeiro com a automação. Isso porque os profissionais envolvidos passam a se dedicar mais tempo em questões estratégicas importantes ao negócio, deixando de lado os processos manuais de baixo valor agregado.
Facilidade para configurar as regras tributárias
O sistema de automação fiscal traz agilidade para o atendimento realizado nos processos de escrituração, apuração e relatório de obrigações. Tudo isso permite a melhor organização possível aos profissionais, empresas e clientes que precisam simplificar o entendimento das regras tributárias vigentes.