A maior feira de software e gestão da América Latina ERP Summit 2022, onde mais de 80 expositores apresentarão seus produtos e serviços a empresários, CEO’s, VP’s, diretores e gestores de empresas de diversos setores e portes
Na feira você vai encontrar inovações tecnológicas do segmento com enfoque na maturidade do setor.
Palestras e painéis de qualidade com informações de mercado para ajudá-lo na evolução do setor.
Momento ideal para aproximação, networking e desenvolvimento de parcerias e negócios.
E a Compila levará lançamento Motor Fiscal para o ERP Summit 2022
E levaremos para o evento um lançamento inédito. O seu Motor Fiscal, uma startup criada recentemente com objetivo de automatizar todos os processos de uma empresa.
Vamos conhecer um pouco mais sobre os produtos Motor Fiscal
Automação de Processos – RPA
Nos últimos anos, a presença da tecnologia nas empresas, e mesmo no dia a dia, cresceu consideravelmente. Em vários aspectos, isso beneficiou muito o desempenho das companhias, que, agora, têm mais ferramentas para executar suas funções. Seguindo essa tendência, surge um novo conceito de tecnologia da informação para melhorar esses resultados: o Robotic Process Automation, abreviado como RPA.
Robôs estão presentes em todas as partes da indústria, na montagem de carros, na confecção de milhares de itens. Então, por que não trazer essas tecnologias para executar nossas tarefas dentro do escritório? Na verdade, RPA é um novo passo para gerenciar processos e atingir a produtividade.
RPA possibilita a troca de informações entre sistemas sem que seja necessário a construção de uma interface entre eles. Ou seja, ele captura qualquer informação, em qualquer site ou aplicação, navegando como se fosse um usuário comum.
Existem dados que evidenciam que quando você automatiza um processo, você consegue reduzir de 5 a 20% as tarefas humanas daquele processo. Com o uso de um RPA, este número chega a 40%.
Um robô (RPA) é capaz de executar, de maneira eficaz:
- Processos com tarefas repetitivas em geral
- Navegação em sistemas web
- Alimentação dos sistemas de seus clientes e fornecedores
- Extração de informações de outros sistemas, abastecendo o sistema interno
- Integração entre sistemas sem necessidade de desenvolvimento ou customização
- Envio e recebimento de e-mails
- Gerenciamento de eventos
- Captura de documentos e transformação em dados estruturados
- E muito mais….
Escrituração fiscal
Entenda o que é escrituração fiscal e qual o papel desse documento na comunicação entre as empresas e o Fisco.
Se você é dono de um empreendimento, certamente sabe das obrigações legais que todo empresário tem com o governo, como comprovação de gastos, pagamento de impostos e informação dos serviços prestados.Tudo isso está presente na escrituração fiscal.
Incluída na rotina de transparência de uma organização com o Governo Federal, a escrituração fiscal é uma obrigação legal a quase todas as empresas operantes no Brasil.
Você conhece as modalidades desse documento? E a sua funcionalidade? Para saber mais, acompanhe o conteúdo abaixo, entenda o que é escrituração fiscal e qual o seu papel para tornar uma empresa legalizada.
O que é escrituração fiscal?
A escrituração fiscal é um serviço de prestação de contas sobre as movimentações financeiras e tributárias que a maioria das empresas precisa ter com o Fisco. Isso inclui o seu faturamento, os impostos e outras informações que são do interesse do Estado.
Esta é uma das principais obrigações acessórias enviadas ao fisco e é através dela que várias análises são realizadas pelo governo, cruzando dados de compra e venda, fornecedores, clientes, estoques, produção, cartão de crédito, importação e exportação, inventário, dentre outros. A regularidade das informações é crucial para que a empresa não sofra multas, em casos de fiscalização.
EFD do ICMS e IPI
Atualmente, a escrituração é conhecida como EFD (Escrituração Fiscal Digital), devido à sua atualização. O apuramento das informações é realizado no meio virtual por um sistema chamado de SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).
Impostos como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) são recolhidos com o SPED, que é o arquivo virtual que reúne todos os dados para serem enviados à base de dados do governo.
Quais as modalidades de escrituração?
Como dissemos acima, a escrituração fiscal é um documento que reúne as informações de uma empresa que devem ser repassadas ao Fisco. Porém, é importante destacar que não existe somente um tipo de escrituração. Veja abaixo as principais modalidades existentes.
Entradas e saídas
Refere-se ao controle e registro das movimentações de entradas e saídas de documentos de uma empresa. Nessa escrituração fiscal, tanto os papéis fiscais de compra como os de venda de mercadorias devem ser considerados.
Com uma legislação complexa, a lei brasileira exige um tipo de tributação específica para cada tipo de entrada de capital. Por isso, é essencial que todos os documentos estejam registrados e seguindo as regras de identificação do Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP).
Serviços prestados e tomados
As escriturações também devem registrar os documentos fiscais dos serviços prestados e tomados. Para saber se é necessária a prestação de contas desses serviços, é só conferir se há incidência do ISS (Imposto Sobre Serviços). Caso tenha, esses papéis devem estar na escrituração fiscal.
Conhecimentos de transportes
Obrigatória às empresas que prestam serviços relacionados a transportes prestados ou contratados, esse tipo de escrituração fiscal precisa registrar todos os documentos relacionados à atividade, tanto de esfera municipal quanto da estadual e federal.
Livro de Movimentação de Combustíveis
Voltada para um nicho específico, a escrituração fiscal de Livro de Movimentação de Combustíveis é muito comum. Segundo a legislação brasileira, o documento deve conter informações sobre as entradas e saídas — nota fiscal eletrônica — de combustíveis e, assim que completo, deve ser enviado ao Fisco.
Por que o empresário precisa conhecer a escrituração fiscal?
Além de ser umas das principais obrigações acessórias que uma empresa envia ao Fisco, é por meio da escrituração fiscal que várias análises são feitas, como o cruzamento de dados de compra e venda, fornecedores, clientes, estoques, entre outros.
Obrigatória a todas as empresas com inscrição fiscal, com exceção daquelas em que, na sua essência são indústrias ou comércio, mas que por força da legislação do estado, são obrigadas a possuir inscrição estadual. Temos como exemplo as empresas de construção civil e armazéns gerais que, de modo geral, não comercializam produtos, mas são obrigados a possuir a inscrição e, consequentemente, ficam sujeitas à EFD ICMS IPI.
Portais ( Fornecedores e Representantes)
O cenário mundial nunca esteve tão empenhado em automatizar muitos dos processos existentes em uma organização, procurando e provocando a inovação com o uso das novas tecnologias. Não poderia ser diferente com o processo de cotações e compras, área importante e que representa uma bela fatia dos custos de qualquer empresa.
Encontrar o melhor custo X benefício dos materiais comprados, ou dos serviços contratados, pela sua empresa está entre seus objetivos? Descubra então as vantagens que você pode ter a partir do uso do portal de fornecedor integrado ao ERP Protheus desenvolvido pela Compila.
É possível otimizar sua gestão de compras, agilizar o processo de contratação e ter melhores resultados no seu negócio ao conquistar rotinas mais inteligentes e automáticas durante a cotação de orçamentos. Tudo isso através de plataformas online desenvolvidas para esta finalidade.
Como é o caso do Portal do Fornecedor integrado ao ERP Protheus desenvolvido pela Compila, que conecta a empresa compradora a fornecedores interessados. Facilitando, dessa forma, todo o processo de compra, desde a solicitação até o pagamento.
Saiba mais, então, sobre os motivos para que a sua empresa utilize a ferramenta desenvolvida exclusivamente pela Compila e que possui integração com o ERP Protheus. Vamos apresentar o portal de fornecedor 2.0, cujo foco é otimizar o processo de compras.
Porque utilizar o Portal do Fornecedor 2.0 integrado ao ERP Protheus
Se a sua empresa usa o ERP Protheus e tem um grande volume de cotações B2B para a contratação de serviços terceirizados ou então da compra de matérias-prima, produtos e materiais diversos, você precisa conhecer melhor o portal do fornecedor integrado ao ERP Protheus desenvolvido pela Compila.
De forma geral, o portal irá agilizar o trabalho dos profissionais do setor de compras e automatizar boa parte das tarefas e ações de contato com os fornecedores.
Entre os benefícios podemos citar: comunicação das informações de maneira simples e eficiente; organização dos pedidos e das negociações, acelerando o tempo para obter respostas; geração de relatórios e históricos para rastreamentos das transações; otimização e transparência no processo de cotações e compras; redução do tempo e de custos do processo de cotação, mantendo ou até melhorando os padrões de qualidade da sua empresa.
Entenda quais são as principais razões para implementar o portal do fornecedor integrado ao ERP Protheus na sua empresa.
- Parametrização na cotação
- Controle de acesso autônomo para fornecedores
- Acompanhamento facilitado
- Transparência na cotação e agilidade
- Automatiza o processo de cotação
- Torna as transações mais rápidas
- Melhora a gestão de custos
- Padroniza as cotações e compras
- Reduz a incidência de erros
- Oferece uma base mais ampla de fornecedores
- E muito mais…
Esses são alguns dos serviços que a Compila vai mostrar para otimizar o seu dia a dia, mais não se engane o Motor Fiscal veio pra mudar para melhor com uma ampla gama de serviços que vai facilitar e otimizar os processos da sua empresa, te esperamos no ERP Summit 2022 com todas as novidades que preparamos para você, fique ligado!