A emissão de notas fiscais é um processo que pode ser complicado e cheio de atualizações. A legislação, as normas técnicas e as orientações mudam com frequência, além de nem sempre ser intuitiva a adequação dos dados de vendas aos padrões necessários à Sefaz. Por isso, integrar uma solução API a seu software é uma excelente solução para se manter dentro das normas sem ter muito trabalho.
Os serviços de API permitem que a empresa emita notas fiscais sempre de acordo com as normas, padrões e recomendações técnicas vigentes no território em que se encontra. Dessa forma, sua equipe pode focar na área de maior interesse de seu software, sem precisar se especializar nos padrões de emissão da NFe.
API NFe: o que é?
A API NFe gerencia a comunicação e cuida da emissão da Nota Fiscal Eletrônica em uma única requisição. É um sistema compatível com diversas linguagens para transformar suas informações de vendas em uma NFe dentro das orientações e normas técnicas vigentes. Com a integração de uma API NFe, o tempo e o custo da emissão da NFe são reduzidos.
Quais as vantagens de integração com a API?
Há vários benefícios em se integrar uma solução API ao seu software. Dentre as vantagens, podemos citar as seguintes:
Redução significativa do custo de emissão: A programação de um módulo fiscal do zero além de difícil é cara. Por isso, a API é uma solução estratégica para reduzir custos e agilizar o processo de integração de emissão de notas fiscais eletrônicas em seu software.
Redução do tempo de implementação e de emissão: Por não ser programada do zero, e por contar com profissionais especialistas na área, mantendo a API atualizada e funcional, o tempo de desenvolvimento pode ser reduzido em até 80%.
Fácil implementação: Por ser uma solução que já está pronta, a integração com a API é mais fácil implementar, pois já é compatível com diversas linguagens de programação, já está pronta e feita por quem é especialista no assunto, sem necessidade de vários ajustes posteriores.
Não requer maior experiência na área fiscal: A integração é simples e permite que a nota seja emitida apenas com os dados inseridos no software.
Mantenha-se atualizado: Emita sua NFe sempre de acordo com as mudanças na legislação, nas normas técnicas e recomendações sobre a NFe. Por isso, aderir à API pode facilitar muito a emissão de notas diretamente em seu software: a empresa não precisará destacar uma pessoa especialista para fazer as atualizações necessárias em seu software sempre que houver mudanças. O próprio serviço de API contratado fará constantes atualizações para que sua empresa possa focar na área de especialidade.
Tenha a possibilidade de integrar a um app mobile: Atualmente, praticidade é uma palavra-chave para qualquer empresa. Para que seu software funcione bem, todas as suas funcionalidades devem estar disponíveis para app mobile – inclusive para as notas fiscais.
API para emissão de NFCe, NFSe, NFe, CTe e MDFe
É essencial que a API emissora abarque os principais documentos fiscais eletrônicos. Afinal, as necessidades dos seus clientes precisam ser atendidas. Além disso, atrair novos clientes é mais fácil quando se tem um software mais completo.
Oferecer a emissão de diferentes documentos fiscais (NFe, NFCe, CTe, MDFe etc) é um grande diferencial para sua empresa de software. Principalmente no caso da NFSe (Nota Fiscal de Serviço eletrônica), uma vez que ainda não existe um padrão de layout nacional para esse tipo de nota.
Porém, utilizando uma API essa tarefa se torna mais simples. Ou seja, não será necessário implementar uma nova NFSe para cada município requerido por seus clientes. Uma API para emissão com padrão único dá conta do recado.
Isso porque ao fornecer os parâmetros para a geração do XML na API, essa requisição terá o layout único, e ficará a cargo da API gerar o XML conforme o layout das prefeituras. A empresa fornecedora da emissão via API fica responsável pela burocracia e adequação das emissões de seus clientes em diferentes municípios.
Aqui no Motor Fiscal, por exemplo, fornecemos a emissão de NFSe via API para diversos municípios. As empresas de software que são nossas parceiras não precisam se preocupar com essa parte e ainda podem atrair mais clientes por oferecer um portfólio variado!
Por isso, um dos pontos cruciais a se considerar no momento de escolher a API emissora fiscal é a possibilidade de emitir diferentes modelos de nota fiscal.
Integração variada e descomplicada
A integração da API com o seu software não deve ser complicada demais. O ideal é que você procure uma integração facilitada.
O JavaScrip Object Notation (JSON), por exemplo, funciona independente da linguagem de programação usada no seu software e é simples de escrever. Ou seja, o XML da nota fiscal será gerado através de um JSON.
Se a sua empresa de software está buscando por emissão via API, sinal de que você procura por facilidade. Então, de nada adianta encontrar opções com integrações complexas.
Uma experiência completa em seu software
Para que uma API NFe seja eficaz, ela deve possuir diversas funcionalidades que tornem a emissão de notas em seu software simples e completo. A API permite a emissão da NFe de forma simples, sem dores de cabeça e com redução de custo e tempo de emissão. Ao integrar seu software com a API, você terá acesso a recursos importantes, tais como:
- Emissão de eventos: Eventos como cancelamento, carta de correção e manifestação do destinatário podem ser emitidos no endpoint da API em seu software.
- Emissão de inutilização: Caso haja erros involuntários na sequência de numeração das notas, é possível informar facilmente ao órgão responsável para que seja feita a emissão de inutilização diretamente do software.
- Consulta de status da Sefaz: É possível saber em tempo real o status do documento, muito mais detalhado do que o disponível no Portal Nacional.
- Configurar ou renovar o certificado digital: O certificado digital é um requisito para a emissão de NFe. Por isso, permite que o Certificado Digital seja configurado ou renovado facilmente na API em seu software.
- Geração de Relatórios: A geração de relatórios é fundamental para qualquer software. Com dados como, por exemplo, notas emitidas, eventos, inutilização e notas recebidas, a gestão em sua empresa será facilitada.
- Possibilidade de personalização do DANFE: Existe um padrão para o DANFE, mas é possível personalizá-lo dentro de certos limites quando se utiliza uma API para a emissão fiscal.
Encontre a API para emissão fiscal ideal para o seu software
Se a sua empresa de software precisa de menos burocracia e mais diferenciais para seus potenciais clientes com pouco investimento, a API para emissão fiscal do Motor Fiscal é a melhor opção.
Deixe as complicações da emissão fiscal, suporte especializado e atualizações técnicas com a gente e foque nos diferenciais para atrair mais clientes! O Motor Fiscal oferece API para emissão fiscal completa com diversas funcionalidades. Converse com nossos consultores e veja como podemos fazer sua empresa de software decolar.